"As duas primeiras dessas ondas fracassaram, mas a terceira teve êxito há cerca de 42 mil anos", explicou Ludovic Slimak, da Universidade de Toulouse, diretor das escavações no vale do Ródano (França) e autor do estudo.
Estudo controverso
No entanto, Slimak refuta esta teoria. "As ferramentas chatelperronenses são obra de humanos modernos e, dada sua similitude com as ferramentas de pedra que se fabricavam no Oriente Médio, concluímos que foram levadas ali pelos homo sapiens quando se deslocaram para a Europa", garantiu.
Por que o homo sapiens precisou de 3 tentativas?
"Talvez não fossem suficientes para manter sua força biológica e não pudessem trocar genes com os neandertais da região, porque a fertilidade entre eles era escassa", explicou.
"A terceira vez que chegaram, os humanos modernos o fizeram com uma onda realmente enorme de gente e começaram a construir redes sociais, não com neandertais, mas com pequenos grupos individuais separados de homo sapiens, para construir uma enorme rede em toda a Europa. E no final, foi isso que iniciou o declínio dos neandertais na Europa", enfatizou.