Panorama internacional

Produção industrial da Alemanha cai e levanta espetro de recessão na maior economia europeia

A atividade nas fábricas alemãs se reduziu em 3,4%, mais do que o previsto pela agência norte-americana Bloomberg, e poderá tornar o primeiro trimestre de 2023 o segundo consecutivo em que o PIB do país caiu.
Sputnik
A produção industrial da Alemanha sofreu a maior queda em um ano, aumentando o risco de que a maior economia da Europa tenha caído em uma recessão, diz na segunda-feira (8) a agência norte-americana Bloomberg.
A produção caiu 3,4% em março, mais do que o declínio de 1,5% que os economistas previram em uma pesquisa da Bloomberg, e a maior desde março de 2022. A queda foi especialmente acentuada no setor de automóveis, de acordo com o escritório de estatísticas alemão.
Além disso, foi registrada uma queda de mais de 10% nas encomendas às fábricas em março, com Carsten Brzeski, economista da ING, apontando para uma fraqueza também em outros setores.
Panorama internacional
Medvedev: 'Alemanha logo perderá seu papel como líder econômico da UE'
A Alemanha poderia assim registrar uma recessão entre outubro e março, sendo que uma das definições é quando há contração no PIB por pelo menos dois trimestres seguidos. O país europeu tem estado à beira da recessão desde o começo da operação especial da Rússia na Ucrânia e a imposição de sanções a Moscou, com a inflação disparando em seguida. Uma estimativa preliminar para indicou uma estagnação econômica no primeiro trimestre de 2023, após uma contração de 0,5% no quarto trimestre de 2022 em relação ao terceiro.
"Todos os dados macroeconômicos alemães em março despencaram. As vendas no varejo e as exportações caíram acentuadamente e, juntamente com os dados de produção industrial de hoje, aumentaram a chance de uma revisão em baixa do crescimento do PIB do primeiro trimestre", indicou Brzeski.
Embora as publicações mais recentes sugiram que a economia em geral está se expandindo, o desempenho inesperadamente ruim do setor industrial ainda pode fazer com que o desempenho do PIB no primeiro trimestre seja reduzido.
Comentar