O gabinete presidencial da Coreia do Sul disse que o país formaria um grupo com o Japão e os Estados Unidos para compartilhar informações sobre os mísseis da Coreia do Norte, informou nesta terça-feira (9) a agência sul-coreana Yonhap. Segundo ela, o sistema ainda estava sendo desenvolvido.
Enquanto isso, um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul revelou anteriormente que os três países estavam em negociações para aumentar o compartilhamento de informações, e que nada havia sido finalizado, uma opinião também dada por Hirokazu Matsuno, principal porta-voz do governo japonês.
Os ministros da Defesa do Japão, da Coreia do Sul e dos EUA planejam chegar a um acordo à margem de uma cúpula de defesa asiática a ser realizada em Cingapura no início do próximo mês, disse a fonte da Reuters.
Os três países concordaram em acelerar o compartilhamento de informações em novembro em meio aos frequentes testes de mísseis balísticos pela Coreia do Norte, que, por sua vez, se diz ser ameaçada por eles. O Japão e a Coreia do Sul estão conectados de forma independente aos sistemas de radar dos Estados Unidos, mas não um ao outro.