"Anteriormente, já falei sobre isso, sobre pressão, ultimatos. Já estou habituado, em todas as reuniões com eles, é como 'boa tarde' – é sobre sanções antirrussas [...] Provavelmente, isso é o que eles chamam de uma agenda política", disse Vucic a um canal de TV sérvio.
Ele declarou que, embora não prometesse não apoiar as sanções ocidentais contra a Rússia, Belgrado ainda consegue cumprir as decisões do Conselho de Segurança Nacional de março de 2022 e não introduzir medidas restritivas, apesar de todas as declarações e expectativas dos opositores políticos das autoridades atuais.
A Rússia tem dito repetidamente que vai lidar com as sanções que o Ocidente começou a impor contra a Rússia há vários anos e que têm se intensificado. Moscou disse que o Ocidente não tem a coragem de admitir o fracasso das restrições antirrussas. Nos próprios países ocidentais, são repetidamente expressas opiniões de que as sanções são ineficazes.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a política de conter e enfraquecer a Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente e as sanções têm causado um sério golpe em toda a economia mundial.