Ciência e sociedade

Vidro natural encontrado em amostras coletadas pela China pode servir para construir bases na Lua

A missão chinesa Chang'e-5, lançada em 2020 para recolher amostras de solo lunar, revelou diferentes tipos de material de vidro.
Sputnik
De acordo com o jornal Global Times, uma análise realizada nas amostras coletadas pela missão Chang'e-5 revelou diferentes tipos de material de vidro, como a fibra de vidro natural, encontrada pela primeira vez.
Esta fibra natural de vidro poderia ser utilizada na futura construção de bases sobre a superfície lunar, já que possui propriedades para formar e moldar material de vidro, informou o pesquisador do Instituto de Física, Shen Laiquan.
A missão chinesa Chang'e-5, lançada em 2020 para recolher amostras de solo lunar, revelou diferentes tipos de material de vidro
O material coletado inclui elementos esféricos, elipsoidais e com formas de halteres, bem como coloidais de estrutura porosa, e material de pulverização catódica em forma fluída.
Uma análise da morfologia, composição, microestrutura e mecanismo de formação do material de vidro, indica que o material é originado do derretimento mineral e rápido resfriamento causado pelo frequente impacto de meteorito na superfície lunar.
Comentar