A equipe da NASA, ao observar o GJ 1214 b, considerado um "mini-Netuno" e localizado a 48 anos-luz da Terra, revelou que a temperatura varia de 279 ºC a 165 ºC no lado diurno e noturno, respectivamente.
Esta descoberta indica que o planeta deve ter atmosfera formada por moléculas pesadas, como água ou metano, o que pode revelar pistas importantes sobre a sua formação.
A equipe também destaca que o planeta é consideravelmente brilhante quando comparado com a Terra, refletindo uma grande quantidade de luz que recebe do seu Sol.
Conceito artístico retrata o planeta GJ 1214 b, um mini-Netuno com uma atmosfera nebulosa e fumegante
© Foto / NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (IPAC)
Ainda que o GJ 1214 b seja quente para os padrões humanos, é muito mais frio do que o esperado. A nova observação sugere que ele pode ter se formado longe de sua estrela, uma anã vermelha, e depois espiralado gradualmente para dentro de sua órbita próxima atual.
Sendo quente demais para abrigar oceanos de água líquida, a água na forma de vapor ainda pode ser uma parte importante de sua atmosfera.
Apesar das revelações, serão necessárias novas observações para que os especialistas possam descobrir mais detalhes do GJ 1214 b, para compreender melhor a formação de outros mundos semelhantes.