Saturno tem oficialmente mais luas que qualquer outro planeta no Sistema Solar, ultrapassando Júpiter. A União Astronômica Internacional (UAI) anunciou em cinco de maio a adição de 28 satélites naturais ao planeta com anéis, elevando seu total para 117 contra os 92 de Júpiter.
Como planetas mais massivos do Sistema Solar, Saturno e Júpiter têm atração gravitacional suficiente para arrancar rochas espaciais de suas órbitas ao redor do Sol. Assim, Júpiter e Saturno parecem querer competir entre si pela primazia de planeta do Sistema Solar com o maior número de satélites naturais.
Sendo Saturno e Júpiter os planetas mais massivos do Sistema Solar, eles são mais capazes do que todos os outros planetas de atrair com sua força gravitacional corpos que vagueiam em órbitas ao redor do Sol. Estes objetos, uma vez que se tornam satélites naturais dos planetas, são chamados de "luas irregulares" e muitas vezes têm órbitas estranhas e nem sempre circulares.
Depois de analisar os dados com mais detalhe, os astrônomos descobriram que muitas dessas luas orbitam em uma direção oposta à direção de rotação de Saturno e estão agrupadas, sugerindo que muitas delas são o resultado de uma colisão recente, ou várias colisões, que afetaram algumas das maiores luas de Saturno.
Na verdade, nos últimos anos os dois planetas têm repetidamente contestado o recorde. A última vez foi Júpiter quem tirou o título de Saturno com a descoberta de 15 novos satélites, elevando o número total para 92.