Panorama internacional

Medvedev: com colapso da URSS o equilíbrio de poder mudou, EUA e OTAN receberam isso como vitória

Depois da saída da URSS do cenário histórico, o equilíbrio de poder no mundo mudou, começando os EUA e outros países da OTAN a receber isso como uma vitória, e então eles falaram sobre o fim da história, afirmou o vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação da Rússia, Dmitry Medvedev, nesta sexta-feira (12).
Sputnik

"Após a União Soviética ter deixado o cenário histórico, o equilíbrio de poder na política mundial mudou rapidamente", disse Medvedev no Fórum Jurídico Internacional em São Petersburgo.

Ele acrescentou que "alguns países poderosos" – os Estados Unidos e outros da Organização do Tratado do Atlântico Norte – "começaram a receber isso como uma vitória pessoal, bem como uma vitória da doutrina que servia aos seus interesses nacionais".

"Foi então, aliás, que falamos sobre o fim da história, o triunfo final da ideologia liberal, que marca o ponto final da evolução sociocultural da humanidade", observou a autoridade russa.

Além disso, Dmitry Medvedev declarou que é necessário lembrar quantas armas da OTAN são atraídas para as fronteiras da Rússia, e a questão é quem aproxima o mundo do apocalipse.

"Hoje seria um bom momento para lembrar outra coisa. Quantos mísseis soviéticos os Estados Unidos tiveram que lidar para causar uma psicose global durante a crise do Caribe? Por um lado. E, por outro, quantas armas foram atraídas em pouco tempo para as nossas fronteiras no território sob controle da OTAN hoje. A questão é, quem está realmente aproximando o mundo ainda mais do apocalipse?", indagou.

O vice-presidente do Conselho de Segurança russo também acrescentou que hoje em dia a Rússia está realizando a operação militar especial para proteger sua soberania, integridade territorial e segurança de milhões de cidadãos.
Panorama internacional
Lavrov: Ocidente abusa abertamente das normas de justiça internacional em relação à Rússia
Comentar