No início do ano, os Estados Unidos anunciaram a transferência de 60 veículos de infantaria Bradley para a Ucrânia. A ex-ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, concordou em fornecer a Kiev 40 veículos de combate de infantaria Marder.
"[Veículos] Bradley e Marder estão entre os adversários difíceis devido à alta proteção. No entanto, a presença de armamento de mísseis guiados no BMP-3 permite confiavelmente atingir blindados estrangeiros a uma distância de vários quilômetros", disse o serviço de imprensa da empresa.
De acordo com Kurganmashzavod, os referidos blindados norte-americanos e alemães, ao contrário do BMP-3, não são capazes de superar obstáculos aquáticos, o que complica significativamente seu uso no teatro de combates europeu, repleto de córregos e rios. Além disso, Bradley e Marder têm uma grande massa de mais de 30 toneladas e uma baixa mobilidade.
BMP-3 é projetado para o transporte de unidades motorizadas para a linha de frente, seu apoio e ações conjuntas com os tanques. O veículo russo tem uma massa de combate de mais de 18 toneladas e um potente armamento de 30 e 100 mm. Estas máquinas são ativamente usadas pelo Exército russo durante a operação militar especial na Ucrânia.