Panorama internacional

Incumprimento dos EUA reduziria sua dívida e terminaria conflito ucraniano, diz empresário alemão

O ativista Kim Dotcom criticou a política de Washington e sugeriu os passos que o governo americano deve tomar para resolver problemas internos e internacionais.
Sputnik
Kim Dotcom, empresário e ativista alemão, disse no sábado (13) que um calote temporário dos EUA seria útil para o país.
O também fundador do extinto site de descargas Megaupload respondeu a um tweet de Joe Biden, presidente dos EUA, que disse que "[o] incumprimento eliminaria milhões de empregos, provocaria uma recessão, prejudicaria as contas de aposentadoria e aumentaria o custo dos empréstimos", e que "não é uma opção".
Enquanto isso, na opinião de Dotcom, um calote temporário "acabaria com a inflação e a desdolarização", encerraria o conflito na Ucrânia e os altos gastos militares, "fecharia as 800 bases militares inúteis dos EUA em todo o mundo" e "daria à América a chance de reduzir a dívida e reconstruir o sonho americano".
Panorama internacional
Secretária do Tesouro: EUA podem dar calote na dívida pública em 1º de junho
O ativista acredita que, sob as condições de um calote, Biden seria forçado a "negociar e reduzir significativamente os gastos para um nível de superávit, sem guerras estrangeiras, sem bases militares estrangeiras".
"Quando a impressão dinheiro sem parar, a inflação acabará. Quando o orçamento militar for cortado em 90%, os americanos não terão que se preocupar com infraestrutura, educação, saúde de merda ou sem-teto", opinou.
"Invista na América. Pare de tentar ser o chefe do mundo. É muito fácil", concluiu ele, em um apelo a Biden.
Comentar