Panorama internacional

Segurança Interna dos EUA afirma que travessias ilegais caíram 50% desde que o Título 42 expirou

O secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, estimou que a travessia ilegal da fronteira do México caiu 50% nos últimos dois dias depois que as restrições do Título 42 expiraram na noite de quinta-feira (11).
Sputnik

"Nos últimos dois dias, os patrulheiros de fronteira dos EUA experimentaram uma queda de 50% no número de confrontos em relação ao que estávamos experimentando no início da semana antes do Título 42 terminar à meia-noite [horário local] de quinta-feira", disse ele a um canal de TV norte-americano.

"Ainda é cedo. Estamos no terceiro dia. Mas, você sabe, estamos planejando essa transição há meses e meses", disse ele, acrescentando que é muito cedo para dizer se o aumento atingiu o pico.
As restrições do Título 42 foram implementadas pelo presidente Donald Trump em resposta à pandemia de COVID-19 para permitir deportações imediatas de migrantes ilegais para o México ou seus países de origem.
Mayorkas disse que os agentes da patrulha de fronteira dos EUA impediram que 6.300 pessoas entrassem ilegalmente nos Estados Unidos na sexta-feira (12) e 4.200 no sábado (13). Mais de 10.000 tentaram cruzar no início da semana passada, antes que o Título 42 expirasse.
Ele atribuiu a surpreendente diminuição nas entradas ilegais a punições mais rígidas, incluindo deportações e uma proibição de entrada de cinco anos, para imigrantes ilegais, juntamente com formas mais legais e seguras de imigração legal.
Panorama internacional
Texas critica Casa Branca: 'Precisamos de 15.000 ou 150.000' soldados na fronteira, não 1.500
Comentar