De acordo com o jornal Global Times, a flotilha realizou exercícios de rotina, incluindo patrulhas de alerta de combate e ações conjuntas.
As embarcações chinesas viajaram por 28 dias, percorrendo mais de 14.816 quilômetros.
Durante os exercícios, a flotilha chinesa praticou mais de 20 formações de combate, incluindo reabastecimento em tempos de guerra, defesa aérea e capacidades antissubmarino.
"Focamos na verificação do empenho da força de combate do novo Type 055 em campos amplos e novos, também simulamos muitas situações de emergência e perigo durante as práticas específicas em um ambiente de campo de batalha realístico", afirmou Zhang Shuliang, da unidade de comando da flotilha chinesa.
A Marinha chinesa comissionou oito destróieres Type 055 desde 2020, com quatro deles em serviço no Comando do Teatro Norte, e outros quatro no Comando do Teatro Sul.
Uma flotilha da Marinha do ELP regressou recentemente após um mês de exercícios no mar do Sul da China e no Pacífico Ocidental. Isso demonstra as capacidades em mar distante do grande destróier Type 055 e as rotas diversificadas da China para romper o primeiro bloco de ilhas.
Os especialistas militares chineses acreditam que estas embarcações terão um papel importante na garantia da soberania, segurança, integridade territorial e interesses de desenvolvimento da China.
O navio de guerra Type 055 é uma grande plataforma que pode transportar quantidades significativas de equipamentos e permanecer no mar por longos períodos, além de poder navegar a uma maior velocidade devido ao sistema combinado de propulsão a gás.
Além disso, a embarcação ainda conta com um canhão de 130 milímetros, grande capacidade de carga de mísseis, sistema de radiofrequência integrado e sistema de armas antissubmarino.