Na segunda-feira, o presidente da Ucrânia informou que chegou ao Reino Unido para manter negociações com o premiê britânico Rishi Sunak.
Segundo informações da Reuters, Sunak já prometeu fornecer à Ucrânia centenas de mísseis de defesa antiaérea e de drones de ataque com um alcance de mais de 200 km "nos próximos meses".
Contudo, um dos temas mais importantes é a possibilidade de entregar caças de combate à Força Aérea ucraniana.
"Vladimir Zelensky declarou que discutiu 'uma coalizão de caças' em conversas com o primeiro-ministro britânico em [sua residência de] Chequers hoje", diz o artigo do Guardian.
Anteriormente, as autoridades britânicas disseram que o treinamento de pilotos ucranianos começará no verão europeu e que o trabalho sobre o possível fornecimento de caças F-16 para Kiev continuará com outros países.
"Acredito que, nos próximos tempos, vocês vão ouvir algumas decisões muito importantes na minha opinião, mas ainda temos que trabalhar um pouco mais nisso", cita o jornal o presidente da Ucrânia.
Ao mesmo tempo, segundo a agência de notícias Reuters, o Reino Unido não tem planos para fornecer caças de combate para Ucrânia.
O Reino Unido anunciou na semana passada que entregaria mísseis de cruzeiro Storm Shadow para a Ucrânia (a versão de exportação tem um alcance de cerca de 250 km). No entanto, de acordo com a CNN, Londres recebeu garantias de Kiev de que os mísseis só serão usados contra alvos em territórios que a Ucrânia considera seus, mas não contra a Rússia "continental".