Operação militar especial russa

Especialista: Kiev corre risco de ficar sem Patriots se continuar a 'abater' mísseis russos

Um míssil hipersônico russo Kinzhal destruiu uma bateria de mísseis terra-ar Patriot durante um ataque noturno em Kiev, mas a Ucrânia é bastante míope ao se alegrar com o fato de sua defesa antiaérea ter conseguido abater o Kinzhal, disse o especialista militar Aleksei Leonkov à Sputnik.
Sputnik
Na terça-feira (16), o Ministério da Defesa da Rússia informou que "um sistema de mísseis terra-ar Patriot fabricado nos EUA foi atingido por um ataque de alta precisão de um sistema de mísseis hipersônicos Kinzhal na cidade de Kiev".
Kiev se recusou a comentar o relatório, mas pela manhã o comandante das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaluzhny, disse que os meios de defesa antiaérea ucranianos abateram durante a noite todos os seis Kinzhals disparados contra Kiev.

"Pode-se dizer que, ao custo de suas próprias vidas, uma bateria inteira de caríssimos sistemas de defesa antiaérea Patriot americanos destruiu um único míssil Kinzhal, cujo objetivo era destruir o sistema antiaéreo. Seja por estupidez ou por desespero, em nome de uma vitória mítica, na Ucrânia está sendo promovida uma onda de destruição mítica do Kinzhal", disse Leonkov.

Operação militar especial russa
'Letais e destrutivos': que mísseis de alta precisão são usados por pilotos russos na Ucrânia?
O interlocutor fez uma analogia com um homem que "corajosamente destruiu uma bala", e observou que todos os estoques de Patriot vão acabar do dia para a noite se os militares ucranianos continuarem a trocar as baterias desses sistemas por mísseis Kinzhal.
Anteriormente, especialistas relataram que o sistema de defesa antiaérea Patriot será inútil no combate contra os mísseis hipersônicos russos Kinzhal.
Pentágono afirma ter sistema Cúpula de Ferro pronto para enviar para a Ucrânia

Patriot da Ucrânia

No final de março, o Pentágono comunicou que os Estados Unidos poderiam entregar os sistemas Patriot à Ucrânia mais rápido do que era esperado, confirmando que 65 militares das Forças Armadas da Ucrânia já haviam sido treinados para usar esses sistemas.
No final de abril, o comandante da Força Aérea ucraniana Nikolai Oleschuk informou que duas divisões dos Patriot entregues pelos aliados ocidentais já estavam sendo usadas.
Comentar