Panorama internacional

Kremlin: CIA e outras agências de inteligência ocidentais continuam ativas na Rússia

A CIA e outras agências de inteligência ocidentais não estão reduzindo suas atividades na Rússia, disse o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, quando perguntado sobre um canal no Telegram recém-criado da CIA, no qual a Agência Central de Inteligência norte-americana tenta recrutar cidadãos russos.
Sputnik
Em 16 de maio, a CIA criou um canal no Telegram em que publicou um vídeo de propaganda em russo.
A publicação que segue o vídeo afirma que a agência está interessada em informações sobre a "economia ou a alta liderança" da Rússia.
Em outra postagem, a agência de inteligência dos EUA escreve que está "estabelecendo uma presença no Telegram pela primeira vez para entrar em contato com aqueles que se sentem compelidos a interagir com a CIA".

"Não, para ser sincero, ainda não estamos prestando atenção [...] Estou convencido de que nossos serviços especiais estão monitorando adequadamente esse espaço também, com base no fato, e todos nós sabemos disso muito bem, que a CIA e outros serviços de inteligência ocidentais não estão reduzindo suas atividades em nosso país", disse Peskov.

Operação militar especial russa
Kiev e Washington recorrem a táticas terroristas para ameaçar Rússia e China, diz mídia
Em maio de 2022, o Washington Post relatou que a CIA publicou nas mídias sociais instruções em russo, que podem ser usadas para contatar secretamente as agências de inteligência dos EUA e passar a elas informações confidenciais sobre a Rússia.
Em novembro de 2022, o vice-diretor da CIA, David Marlowe, disse que a agência de inteligência está procurando cidadãos russos descontentes com a operação especial na Ucrânia para torná-los seus agentes.
Comentar