Operação militar especial russa

Rússia abate 7 mísseis de cruzeiro Storm Shadow lançados pela Ucrânia

Nas últimas 24 horas, os sistemas de defesa aérea russos abateram sete mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow, fornecidos pelo Reino Unido à Ucrânia, informou hoje (16) o Ministério da Defesa da Rússia.
Sputnik
Segundo comunicado da entidade, em ataque de precisão das forças russas eliminou um depósito de munições, armas e equipamentos ocidentais usados pelo regime de Kiev.
Na área da região de Donetsk, as forças russas realizaram uma ofensiva nos quarteirões oeste da cidade de Artyomovsk (Bakhmut, na denominação em ucraniano).
Na direção de Kupyansk, o regime de Kiev perdeu até 60 combatentes e quatro veículos.
Além dos mísseis, os sistemas russos ainda abateram 22 drones ucranianos.
O sistema de mísseis hipersônicos Kinzhal das forças russas eliminou um complexo de mísseis antiaéreo Patriot, de fabricação americana em Kiev.
Também foram eliminados até 135 combatentes, dois obuseiros Msta-B, bem como um obuseiro Akatsiya nas direções de Zaporozhie e sul de Donetsk.
Outros dez ataques ucranianos foram repelidos pelas forças russas na área do povoado de Krasnoe, em Donetsk.
Nas regiões de Carcóvia e Lugansk, as forças russas repeliram as ações de cinco grupos de sabotagem ucranianos.
Ainda na direção de Donetsk, mais de 70 militares ucranianos foram eliminados.
Os ataques de alta precisão das forças russas, lançados de aviões e navios durante a noite, eliminaram todos os alvos predeterminados.
A Força Aeroespacial russa destruiu ainda um Su-24 e um Su-25 da Força Aérea ucraniana em Donetsk.
Em 24 horas, o regime de Kiev perdeu 215 militares na área de Donetsk.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos: 427 aviões da Ucrânia, 233 helicópteros, 4.178 drones, 422 sistemas de defesa antiaérea, 9.176 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.100 lançadores múltiplos de foguetes, 4.828 peças de artilharia de campanha e morteiros e 10.233 veículos militares especiais.
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Comentar