Ciência e sociedade

Esculturas egípcias de deuses do 1º milênio a.C. descobertas na Polônia (FOTO)

A descoberta geograficamente incomum levantou dúvidas sobre sua autenticidade, porém os arqueólogos confirmaram os artefatos como sendo obras genuínas do antigo Egito.
Sputnik
Duas esculturas de bronze do antigo Egito representando o deus Osíris foram descobertas em Kluczkowice, na Polônia, segundo o portal Artnet.
Além das esculturas, também foi encontrado um busto do deus Baco, o deus romano do vinho.
As esculturas egípcias foram descobertas em mais de 2022 com a ajuda de um detector de metais, contudo foram dadas a conhecer apenas recentemente após a confirmação de sua autenticidade.

"As figuras representavam a figura de Osíris, na mitologia egípcia é o deus da morte e da renascença, o grande juiz dos mortos; bem como o busto de Baco, o deus romano do vinho e da vida, fertilidade, natureza e divertimento", afirmaram os arqueólogos.

Os especialistas do Museu Nacional de Lublin e da Faculdade de Arqueologia da Universidade de Varsóvia confirmaram que a escultura de Osíris foi feita no primeiro milênio antes de Cristo, enquanto o busto de Baco pertence ao século I d.C.
Na cidade de Kluczkowic, na Polônia, foram descobertas duas esculturas egípcias de bronze. Os pesquisadores confirmaram sua autenticidade, São datadas do primeiro milênio a.C. Acredita-se que fizeram parte de uma coleção perdida durante a Segunda Guerra Mundial.
Os especialistas descobriram que as figuras faziam parte de uma antiga coleção da família Kleniewski, que estava conservada até a Segunda Guerra Mundial no palácio de Kluczkowice.
A família Kleniewski permaneceu no palácio até 1942, quando suas propriedades foram confiscadas pelos nazistas.
Comentar