"A maior ameaça ao progresso que a economia americana fez desde a pandemia [de COVID-19] é o fracasso do Congresso em tomar medidas para cumprir as obrigações dos Estados Unidos", disse Adeyemo no encontro empresarial da Câmara de Comércio e Empreendedorismo Nacional da Ásia e Ilhas do Pacífico (National ACE) 2023.
Adeyemo alertou que não subir o limite da dívida levaria o país a uma recessão. Também prejudicaria as pequenas empresas e iniciaria uma onda de fechamentos de empresas, acrescentou.
"O Congresso deve tomar medidas para aumentar o limite da dívida e fazer o que for necessário para proteger famílias e pequenos negócios, como já fez quase 80 vezes antes. É a única maneira de manter o progresso econômico que fizemos", disse ele.
O Escritório de Orçamento do Congresso dos EUA alertou na semana passada que o país enfrenta um "risco significativo" de inadimplência nas duas primeiras semanas de junho caso os legisladores não aumentem o teto da dívida que o país pode assumir legalmente.