As Forças Armadas russas lançaram nas últimas 24 horas um ataque com mísseis contra centros de treinamento e pontos de destacamento temporário da Ucrânia, informou nesta sexta-feira (19) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Na noite passada, as Forças Armadas da Federação da Rússia realizaram um ataque com mísseis de longo alcance e alta precisão, baseados no mar, contra centros de treinamento e pontos de destacamento temporário das Forças Armadas da Ucrânia, e também contra depósitos de munição, armas e equipamentos de fabricação estrangeira. O objetivo do ataque foi alcançado. Todas as instalações designadas foram atingidas", disse o ministério.
Relativamente às áreas de Kupyansk e Krasny Liman, onde se encontram os agrupamentos de tropas russos Zapad (Ocidente) e Tsentr (Centro), os militares ucranianos perderam cerca de 150 efetivos, incluindo dois sistemas de artilharia autopropulsada Gvozdika e obuseiros Msta-B e D-30, relatou o Ministério da Defesa.
Na área de Artyomovsk, por sua vez, as forças do agrupamento de tropas Yug (Sul) eliminaram mais de 70 efetivos ucranianos, dois veículos de combate da infantaria, um veículo blindado de transporte de pessoal, três picapes, um sistema de artilharia autopropulsada Gvozdika e dois radares AN/TPQ-50 de produção dos EUA, continuou.
Quanto às áreas a sul de Donetsk, Zaporozhie, Kherson e Donetsk, Kiev teria perdido até 280 soldados em resultado de combates com os agrupamentos de tropas russos Vostok (Oriente) e Yug (Sul), além de três veículos militares blindados, três obuseiros D-30, um obuseiro rebocado L118 de produção do Reino Unido, 13 carros e dois depósitos de armamentos e munições.
"Uma instalação de armazenamento de combustível para equipamentos militares ucranianos foi destruída perto do povoado de Mervichi, na região de Lvov", mencionou ainda o órgão russo.