A China se tornou o maior exportador de carros do mundo depois de ultrapassar o Japão nos primeiros três meses de 2023, escreve na quinta-feira (20) a emissora britânica BBC.
Os números oficiais mostram que a China exportou 1,07 milhão de veículos de janeiro a março, um aumento de 58% em comparação com o primeiro trimestre de 2022.
As exportações da China foram impulsionadas pela demanda por carros elétricos e vendas para a Rússia. No ano passado, a China ultrapassou a Alemanha e se tornou a segunda maior exportadora de carros do mundo. O braço da Tesla na China, a SAIC, e a BYD, estão entre os principais exportadores de veículos de energia nova (NEV, na sigla em inglês), que incluem carros elétricos, da China.
A fábrica Gigafactory da Tesla em Xangai, que também exporta para a América do Norte e a Europa, é atualmente capaz de produzir 1,25 milhão de veículos por ano, e a empresa está planejando aumentar ainda mais a capacidade. O país asiático também viu suas exportações para a Rússia aumentarem desde o início da operação militar especial na Ucrânia, quando os países ocidentais impuseram sanções a Moscou.