Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, sugeriu em uma entrevista divulgada no sábado (20) uma alternativa a uma das principais iniciativas do governo chinês chamada Um Cinturão, Uma Rota, conhecida também como a Nova Rota da Seda.
"Para nós, é importante oferecer alternativas reais à iniciativa da Rota da Seda da China, por exemplo. E aqui está nossa iniciativa conjunta de investir em infraestrutura fora da Europa, fora do G7", disse ela em declarações ao canal alemão ZDF.
A presidente da Comissão Europeia explicou que se trata de um pacote de € 600 bilhões (R$ 3,25 trilhões) que está sendo lançado "em conjunto com os EUA e outros países para investir especificamente em infraestrutura no Sul Global", em referência à Índia, Indonésia e o Brasil.
"E aí é importante para nós não apenas dizer, ao contrário da China, 'agora traremos nossos funcionários para o local e depois levaremos o valor agregado de volta para a China', mas dizer que será de fato uma situação de ganho para ambos os lados", disse ele.