Operação militar especial russa

Ucrânia precisa de caças F-16 da OTAN para 'isolar Crimeia', opina especialista

A liderança ucraniana está planejando atacar a Crimeia com caças F-16, que os aliados ocidentais pretendem entregar a Kiev, informou a revista Newsweek, citando o especialista militar Brynn Tannehill.
Sputnik
De acordo com o especialista, os aviões são necessários para as Forças Armadas ucranianas para lançar mísseis de cruzeiro JASSM (ar-superfície) dos EUA contra a península russa.

"Antes que esse momento chegue, no entanto [...] os pilotos devem ser treinados, as pistas de pouso devem ser melhoradas, as cadeias logísticas devem ser estabelecidas e alguma combinação de nações ocidentais deve concordar em realmente descartar uma parte substancial de seus estoques de F-16", disse o especialista, citado pela revista.

Anteriormente, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na cúpula do G7 no Japão que os aliados pretendem começar a treinar pilotos ucranianos para pilotar os F-16 dos EUA e outros caças de quarta geração fabricados no Ocidente.
Conforme relatado em Washington, ainda não foi decidido por quem e onde os pilotos serão treinados, mas se espera que o local de treinamento seja um país europeu.
Panorama internacional
Coreia do Sul e EUA completam a 1ª fase dos maiores exercícios conjuntos da história (VÍDEO)
O treinamento terá início "nas próximas semanas ou meses", informou a Casa Branca. À medida que o treinamento continuar, será tomada uma decisão sobre quem entregará os caças à Ucrânia e em que quantidade.
As entregas são planejadas para o longo prazo, não para as operações imediatas de Kiev, disse a Casa Branca.
A Rússia chama as possíveis entregas de F-16s de outro estágio de escalada e adverte que o equipamento será um alvo legítimo para as forças russas.
Operação militar especial russa
Mídia: Kiev enviava conscritos inexperientes para Artyomovsk, poupando forças para contraofensiva
Comentar