O projeto Descobrindo a Carlisle Romana vem conduzindo uma escavação apoiada pela comunidade no clube de críquete Carlisle, onde a equipe vem escavando uma casa de banho romana após sua descoberta inicial em 2017 por arqueólogos de Wardell Armstrong.
A casa de banho está localizada perto do forte romano de Uxelodunum (que significa "forte alto"), também conhecido como Petriana, no distrito de Carlisle de Stanwix.
Uxelodunum foi construído para controlar os territórios a oeste da atual Carlisle e uma importante travessia no rio Éden. Ele estava localizado atrás da barreira de Adriano, com a Muralha formando suas defesas ao norte e seu longo eixo paralelo à muralha. O forte foi guarnecido pela Ala Petriana, uma unidade de cavalaria de 1.000 homens, cujos membros receberam cidadania romana por bravura no campo.
Escavações anteriores da casa de banho romana revelaram várias salas, um sistema de hipocausto, encanação de água de terracota, pisos intactos, azulejos pintados, fragmentos de panelas e pedras preciosas gravadas conhecidas como entalhes do final do século II ou século III d.C.
Duas cabeças esculpidas romanas foram descobertas em uma escavação arqueológica em Carlisle
© Foto / Cumberland Council
Durante as últimas escavações lideradas pela comunidade, os arqueólogos encontraram duas colossais cabeças esculpidas em arenito (o triplo do tamanho de uma cabeça humana), que teriam vindo de esculturas de até 12-15 pés (3,5-4,5 m) de altura. As cabeças esculpidas datam do século II d.C., que a equipe acredita que pode representar deuses romanos.
Duas cabeças esculpidas romanas foram descobertas em uma escavação arqueológica em Carlisle
© Foto / Cumberland Council
Escavações também descobriram vários azulejos estampados com o selo imperial romano oficial. Um selo como este indica um fabricante de azulejos e tijolos que tinha aprovação imperial oficial.