"[O presidente russo] Vladimir Putin colocou sobre a mesa um projeto de acordo de segurança entre os EUA e a Rússia que se baseava em não expandir a OTAN para a Ucrânia. E esse tem sido o refrão da Rússia durante 30 anos, mas nós não o ouvimos, e agora estamos investindo US$ 113 bilhões [R$ 566 bilhões] nisso. Isso é horrível para a Ucrânia. Pegamos na armadilha mais um país no meio de nossas campanhas de lobby, porque isso não vai funcionar bem para a Ucrânia. É um desastre. É como aconteceu com o Afeganistão", afirma Sachs.
"Eles [mídias ocidentais] não falam sobre a verdade, que é o que nossos próprios diplomatas [...] inclusive o diretor da CIA, William Burns, que escreveu um memorando que foi divulgado pelo WikiLeaks em 2008. Seu memorando de 2008 dizia que isso é existencial, do ponto de vista da Rússia. Se continuarmos a empurrar a ampliação da OTAN para a Ucrânia, isso poderá ter consequências absolutamente terríveis. Nossos diplomatas sempre souberam disso", revela o especialista.
"As estimativas são de que apenas essa pequena batalha custou bilhões e bilhões de dólares, sem mencionar o desastre de quantas mortes. Portanto, eles estão gastando dinheiro como se não houvesse amanhã. E se não tomarmos cuidado, não haverá amanhã."