Ciência e sociedade

Primeiro destróier dos EUA afundado por kamikazes na 2ª Guerra Mundial é descoberto no Japão (FOTOS)

Os destroços do USS Mannert L. Abele, que abriga os restos mortais de 84 marinheiros que submergiram com ele, foi localizado em águas perto de Okinawa.
Sputnik
O primeiro destróier da Marinha dos Estados Unidos afundado durante a Segunda Guerra Mundial por kamikazes foi encontrado na costa do Japão, confirmou na quarta-feira (24) o Comando de História e Patrimônio Naval dos EUA (NHHC, na sigla em inglês), segundo o Marine Insight.
A NHHC disse que seu Setor de Arqueologia Subaquática usou informações fornecidas por Tim Taylor, um explorador oceânico e CEO da Tiburon Subsea, e a equipe do Projeto Lost 52 de Taylor para confirmar a identidade do destroier.
O USS Mannert L. Abele foi a "primeira vítima" da tática japonesa durante a guerra de bomba kamikaze guiada por humanos. O navio estava operando naquele dia a 75 milhas da costa norte de Okinawa "quando aeronaves inimigas apareceram no radar", de acordo com o NHHC.
"Mannert L. Abele enfrentou e danificou várias aeronaves inimigas, até que, finalmente, uma aeronave conseguiu colidir ao lado da sala de incêndio de ré a estibordo, penetrando na sala de máquinas de ré. Um minuto depois, o navio foi atingido na linha d'água por uma bomba guiada pela aeronave kamikaze japonesa Yokosuka MXY-7 Ohka, e a explosão resultante fez com que a proa e a popa do navio se dobrassem rapidamente", disse o órgão da Marinha dos EUA.
A descoberta também tem uma memória afetiva, visto que o pai do explorador Tim Taylor serviu na Marinha na mesma época e testemunhou os kamikazes "em primeira mão".
"Esta descoberta é muito pessoal para o sr. Taylor. Seu pai serviu na Marinha como parte da principal força de invasão na Batalha de Okinawa e testemunhou os kamikazes em primeira mão quando um deles atingiu seu navio, o USS Telfair."
O USS Mannert L. Abele, o qual foi lançado cerca de um ano antes de seu naufrágio, recebeu o nome do tenente-comandante da Marinha que nasceu em Quincy, Massachusetts, em julho de 1903.
Comentar