O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá no dia 1º de junho no Palácio do Planalto o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e oferecerá um almoço em homenagem a sua visita, de acordo com o comunicado do Itamaraty.
Niinisto viajará ao Brasil entre os dias 31 de maio e 2 de junho e, além de Brasília, o chefe de Estado finlandês manterá agenda em São Paulo no dia 2 de junho, com foco na promoção comercial e de investimentos.
A agenda bilateral é marcadamente positiva e existe interesse mútuo em expandir a cooperação em áreas estratégicas, diz a nota do MRE brasileiro.
Brasil e Finlândia estabeleceram relações diplomáticas em 1929. Após a visita da presidente Dilma Rousseff a Helsinque em 2015, Niinisto esteve no Rio de Janeiro, por ocasião das Olimpíadas de 2016, relembra a chancelaria brasileira.
Em abril deste ano, Helsinque ingressou na OTAN após longa negociação. O país, que faz fronteira com a Rússia. Em maio, foi ventilado que o país estava negociando um acordo para abrigar bases militares e armamentos dos Estados Unidos, conforme noticiado.