A Ucrânia pediu à Alemanha que lhe fornecesse mísseis de cruzeiro Taurus, uma arma lançada do ar com um alcance de cerca de 500 km, disse no sábado (27) uma porta-voz do Ministério da Defesa alemão em Berlim, citada pela agência britânica Reuters.
A Alemanha recebeu o pedido há vários dias, disse a porta-voz, que se recusou a fornecer mais detalhes ou indicar qual era a probabilidade de tal acontecer.
O Taurus é construído pela fabricante europeia de mísseis MBDA e tem características semelhantes às dos mísseis de cruzeiro de longo alcance Storm Shadow britânicos, entregues no início de maio.
O Storm Shadow pode ser usado para atingir alvos de alto valor, militares ou depósitos de combustível bem atrás das linhas de frente, e tem a capacidade de destruir alvos resistentes, como bunkers enterrados no subsolo. A versão de exportação usada por Kiev tem um alcance de 250 km.
O relato de sábado (27) da agência britânica Reuters confirma as informações de um artigo do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.
Os EUA têm se recusado a fornecer à Ucrânia mísseis ATACMS, que têm um alcance de 297 km, por supostas preocupações de que a Ucrânia os poderia usar para atacar territórios russos.