Entres os objetos encontrados destacam-se fragmentos de sapatos de couro e retalhos de couro, uma oficina de fabricação de objetos de vidro com um piso e parte inferior das paredes bem preservados, bem como muitos objetos de ferro, ouro e revestidos a ouro preservados em sedimentos fluviais que encheram um antigo canal, informa o Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap, na sigla em francês).
A comuna Thérouanne está localizada na margem do rio Lys no departamento de Pas-de-Calais, a cerca de 60 km a oeste da cidade de Lille. Nos tempos antigos na área havia a grande povoação de Tarvanna – o centro da região onde habitavam morinos, um povo gaulês.
Na época romana, Tarvanna ganhou importância como uma cidade situada no cruzamento de estradas importantes, uma das quais levava a um porto usado para navegar para a Britânia. Em 2023, pesquisadores do Inrap liderados pelo arqueólogo David Labarre realizaram escavações perto da periferia sudoeste de Thérouanne, no sopé de uma colina na margem do rio Lys.
No local eles encontraram restos de uma oficina de vidro, bem como fragmentos de sapatos, juntamente com inúmeros retalhos de couro que apontam que o calçado era fabricado localmente. A oficina de vidro se situava em um edifício composto de vários compartimentos com piso de terra onde se situavam os fornos. Em um dos fornos foi encontrada uma gota de vidro azul.
Vista aérea da oficina de produção de vidro descoberta em Thérouanne
© Foto / Frédéric Audouit, Inrap
Nos sedimentos fluviais de 2,5–3 metros que encheram o antigo canal foram achados fragmentos bem preservados de calçado militar romano chamado calcei, que tinha solas com pregos. Além disso nos sedimentos foram descobertas inúmeras moedas, pequenos objetos de bronze como fíbulas, anéis e vários elementos de decorações.