"O chefe de Estado, Nicolás Maduro, chegou a Brasília, capital da República Federativa do Brasil, como parte do restabelecimento das relações bilaterais e para participar da reunião de presidentes sul-americanos", relata a mídia.
Agradeço a calorosa recepção que tivemos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Estaremos desenvolvendo nas próximas horas uma agenda diplomática que fortalecerá a necessária união dos povos de nosso continente. Fiquem atentos!
Maduro não vinha ao país desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff.
Segundo O Globo, na terça-feira (30), Maduro vai participar da reunião com líderes dos 12 países da América do Sul em Brasília, proposta pelo presidente Lula, em que será discutida a criação de um mecanismo de integração, que pode ser uma plataforma de debates dos países sul-americanos.
Em 24 de maio, o embaixador da Venezuela em Brasília, Manuel Vadell, entregou suas credenciais como representante diplomático no Brasil ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Venezuela e o Brasil retomaram os laços diplomáticos em 1º de janeiro deste ano, após a posse do presidente brasileiro.
A reaproximação ocorreu após uma interrupção de três anos, quando o então presidente Jair Bolsonaro reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como "presidente interino" da Venezuela.
Além disso, em abril de 2020, o Brasil fechou formalmente sua missão na Venezuela, após retirar seus diplomatas e funcionários da embaixada e do consulado, como parte do endurecimento das relações com o governo de Nicolás Maduro.
Atualmente, os governos de Maduro e Lula da Silva têm embaixadores e representações diplomáticas nos dois países.