Panorama internacional

Moscou chama de cínica tentativa de justificar declarações 'canibais' do senador dos EUA Graham

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia descreveu como cínica a tentativa de justificar as declarações "canibais" do senador norte-americano Lindsey Graham.
Sputnik
Anteriormente, os recursos on-line do presidente ucraniano Vladimir Zelensky fizeram circular um vídeo no qual o senador Graham diz durante um encontro com Zelensky que os Estados Unidos "nunca antes haviam gastado dinheiro de maneira tão bem-sucedida", já que os russos "estão morrendo".
As palavras de Graham foram posteriormente divulgadas pela mídia ocidental. Em particular, o jornal britânico Independent publicou uma notícia com o título "Lindsey Graham chama os russos que estão morrendo de 'dinheiro americano mais bem gasto' em reunião com Zelensky".
Depois, a agência Reuters publicou uma notícia em que se afirma que o vídeo foi montado e que as duas frases não estão ligadas, citando o vídeo completo divulgado pela Ucrânia depois do escândalo.

"Sobre a tentativa cínica de justificar o senador norte-americano Lindsey Graham e seus comentários canibais [...] O clamor público generalizado forçou a máquina de propaganda que serve aos políticos ocidentais, cujas engrenagens são a Reuters e BBC que lideraram as campanhas para justificar o parlamentar, a se engajar no gerenciamento da crise e tentar corrigir a situação", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O ministério compara a situação com as desculpas "ridículas e vergonhosas" pelas "invenções canibais semelhantes" feitas pelo ex-presidente dos EUA George W. Bush.
De acordo com a chancelaria russa, as tentativas de defender Graham são "mais um golpe na reputação já manchada da Reuters e da BBC".

"Isso não é jornalismo, mas o cumprimento por agências de relações públicas de uma encomenda do 'Ocidente coletivo'", resumiu o ministério.

Panorama internacional
Analista: EUA têm armas para 1 semana de combates intensos devido ao confronto com Rússia na Ucrânia
Comentar