Panorama internacional

Síria é eficaz no combate ao terrorismo e à hegemonia dos EUA, diz acadêmico tcheco

Síria e seu povo devem ser apoiados, inclusive através de políticas que levem à retirada das forças estrangeiras e das sanções do país árabe, defendeu um pesquisador da República Tcheca.
Sputnik
Vlasta Havelka, professor e pesquisador tcheco, afirmou que a Síria tem um papel eficaz e decisivo no combate ao terrorismo e no combate à hegemonia dos EUA.
"O papel efetivo da Síria no combate ao terrorismo tem servido a todos os povos do mundo e às forças que defendem sua soberania e aspiram à libertação da dominação e da injustiça", disse Havelka à agência síria SANA em Praga, República Tcheca, citado no domingo (28).
Havelka exortou a comunidade internacional a exercer mais pressão para suspender imediatamente as sanções e as pressões ocidentais impostas à Síria, e a trabalhar para expulsar "as forças estrangeiras ilegítimas destacadas no território sírio", em aparente referência aos EUA e à Turquia, ambos Estados-membros da OTAN, apesar de a Rússia ser a única cujas Forças Armadas foram permitidas no país árabe por Damasco.
Panorama internacional
'Tirem as mãos da Síria' exige à União Europeia retirada das sanções contra a Síria
O pesquisador acrescentou que "a guerra travada contra a Síria e o cerco injusto imposto a ela" só aumentaram a firmeza dos sírios e sua adesão às questões nacionais.
Havelka destacou ainda a importância do retorno da Síria à Liga Árabe devido ao seu papel influente e fundamental na história da região e do mundo inteiro.
Comentar