Ciência e sociedade

Desvendado mistério da galáxia do Olho Negro a 1,4 milhão de anos-luz da Terra (FOTO)

A galáxia do Olho Negro, localizada a aproximadamente 1,4 milhão de anos-luz da Terra, conta com um disco externo escuro que orbita em direção oposta ao seu disco interno de estrelas.
Sputnik
Uma equipe internacional de astrônomos descobriu que o hidrogênio gasoso presente no peculiar disco externo da galáxia M64, também conhecida como galáxia do Olho Negro, provém de uma galáxia anã satélite.
Os cientistas determinaram que M64 canibalizou recentemente essa galáxia vizinha rica em gás, e esse material é responsável pelo escurecimento em seu interior, sendo notado como um brilho obscuro.
Este disco externo orbita de maneira peculiar em direção oposta ao disco interno de estrelas da galáxia, sugerindo que não tiveram uma origem comum.
Observações realizadas em novo estudo revelaram claros rastros de uma fusão galáctica.
Galáxia M64
Os pesquisadores encontraram um halo galáctico difuso de matéria, gás e estrelas que encapsula galáxias espirais. Acredita-se que o halo se forma e cresce através de fusões de galáxias.
Além disso, foi encontrada evidência de uma característica chamada concha, que é um aglomerado de estrelas produzido através da interação gravitacional entre duas galáxias que se fundem.
Os cientistas explicaram que o centro empoeirado e as manchas escuras ocorrem quando o material da galáxia satélite se choca com o disco interno de gás da M64 como resultado da fusão em curso.
"Encontramos evidência de [...] uma fusão radial em curso, em sua última fase [...] As prováveis origens do gás radial da galáxia do Olho Negro finalmente foram reveladas", afirmaram os pesquisadores.
Comentar