Panorama internacional

Fonte: ucraniana detida em Moscou por planejar levar órfãos das novas regiões russas para Alemanha

Uma cidadã ucraniana foi detida na capital russa por planejar remover crianças que ficaram sem cuidados parentais das novas regiões russas (Donetsk, Lugansk, Zaporozhie, Kherson), informou uma fonte nas agências de segurança à Sputnik.
Sputnik

"Em Moscou foi detida uma cidadã ucraniana que chegou à Rússia por instruções da fundação Save Ukraine [trabalha com o Serviço de Segurança da Ucrânia] para a remoção de órfãos dos territórios libertados", disse o interlocutor da agência.

A mulher relatou que, por instruções de uma voluntária chamada Anastasia, deveria ir a Genichesk e obter a custódia de duas crianças e depois ir para Kiev, de lá iria para a Alemanha.
Contudo, ela não é parente dessas crianças. Durante sua entrada na Rússia, na fronteira ela nomeou a obtenção da cidadania russa e de habitação como propósito de sua visita.
Em janeiro deste ano, o presidente russo, Vladimir Putin, instruiu o governo, a ouvidoria das crianças e as autoridades locais a identificar órfãos que vivem nas regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporozhie e Kherson para fornecer prontamente assistência estatal e apoio social.
Por sua vez, a comissária para os direitos das crianças Maria Lvova-Belova informou sobre o lançamento do projeto "Todas as crianças do Donbass em famílias". Ela ressaltou que era importante ajudar as novas regiões a se integrarem no campo legal da proteção infantil na Rússia.
Operação militar especial russa
Kremlin considera terrorismo as declarações ucranianas sobre Putin ser o maior alvo
Comentar