Ciência e sociedade

Raridade cósmica: morte violenta de estrela lança seu núcleo por toda galáxia (FOTO)

Uma equipe de astrônomos descobriu uma raridade cósmica, uma estrela morta se afastando de sua supernova de origem, deixando um rastro de emissões de rádio semelhante a um cometa.
Sputnik
Batizada de PSR J1914+1054g, a estrela é apenas a quarta conhecida do seu gênero, um pulsar de rádio lançado a alta velocidade através do espaço.
Além da estrela, foram lançados o seu rastro, conhecido como nebulosa de choque em arco, e a supernova remanescente da qual foi lançado.
A morte de uma estrela maciça é algo muito violento, pois quando se esgota o combustível, a fusão que fornece a pressão externa sustenta a estrela contra a pressão interna da gravidade, para repentinamente e as coisas se tornam mais complicadas.
Nebulosa de choque em arco, ou Mini Mouse
Em muitos casos, os restos estelares podem ser encontrados sentados na nebulosa criada pelos restos explodidos.
Contudo, para conseguir um conjunto raro como é o caso da nebulosa de choque em arco, ou Mini Mouse, deve haver determinadas circunstâncias.
Os especialistas consideram que estes eventos de pulsares lançados a alta velocidade sejam extremamente raros e ocorrem quando o impulso recebido pelo pulsar depois da explosão é desigual.
Comentar