Um destacamento de tropas turcas está sendo enviado ao Kosovo em resposta a uma solicitação da OTAN, comunicou neste sábado (3) o Ministério da Defesa da Turquia.
"Um batalhão de comandos agregado à 65ª Brigada de Infantaria Mecanizada foi designado como batalhão de reserva em resposta a uma solicitação do Estado-Maior Conjunto da OTAN em Nápoles após os eventos no Kosovo", disse o ministério em uma declaração.
O Ministério da Defesa sublinhou que Ancara pediu às partes envolvidas no conflito que demonstrassem moderação. O batalhão deve ser enviado à base de Sultan Murad, na autoproclamada República do Kosovo, no domingo (4) e segunda-feira (5).
Conflito no Kosovo
Os sérvios continuam seus protestos em frente aos municípios de Zvecan e Leposavic, no norte do Kosovo.
Os distúrbios começaram na noite de segunda-feira (29) no município de Zvecan. Os sérvios se reuniram em frente ao escritório do governo local e exigiram a retirada da polícia do Kosovo e do prefeito albanês. Seu caminho foi bloqueado pela polícia do Kosovo e pela Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês) da OTAN. Eles abriram fogo contra os manifestantes, usaram cassetetes, lançaram gás lacrimogêneo e cerca de 30 granadas de atordoamento na multidão.
Durante os confrontos foram feridos 52 sérvios e 41 efetivos da KFOR, sendo a maioria dos últimos húngaros e italianos.
Representantes da Lista Sérvia, o maior partido dos sérvios do Kosovo, iniciaram na quarta-feira (31) conversas com os comandantes da KFOR sobre a segurança dos protestos. Na manhã de quinta-feira (1º) os sérvios do Kosovo se reuniram novamente em frente ao prédio da prefeitura de Zvecan, cercado pelos militares da OTAN.
Goran Rakic, líder da Lista Sérvia, disse na manhã de quinta-feira (1º) que "os sérvios não têm problemas com a KFOR".