Ele disse na sexta-feira (2) que os confrontos com manifestantes no norte do Kosovo e Metóquia em 29 de maio foram desencadeados não pelo contingente militar da KFOR (missão da OTAN no Kosovo), mas pela polícia da autoproclamada república do Kosovo.
Anteriormente a mídia local informou que os confrontos haviam irrompido quando as tropas da KFOR começaram a empurrar manifestantes sérvios pacíficos para longe dos veículos da polícia do Kosovo.
"Todo mundo no Ocidente sabe que o culpado é [o 'premiê' kosovar Albin] Kurti, mas nós não ganhamos nada com isso. Ele sabe que, seja o que for que ele fizer, os americanos, britânicos e os alemães, os outros com menos firmeza, serão a favor que a 'integridade territorial do Kosovo' não deve ser colocada em perigo pelos sérvios, não pode ser permitido o regresso da polícia sérvia ao Kosovo e Metóquia, não pode ser permitida a verdadeira autonomia sérvia no Kosovo. Em tudo o resto para eles a culpa é da Sérvia", disse Vucic à TV Prva.
Os sérvios continuaram seus protestos na sexta-feira (2) nos municípios de Zvecan e Leposavic, no norte do Kosovo e Metóquia, exigindo a retirada dos prefeitos kosovaro-albaneses, eleitos em 23 de abril em meio ao boicote da maioria sérvia, e a retirada das unidades especiais da polícia da república autoproclamada.