"As Forças Armadas ucranianas utilizaram seis batalhões mecanizados e dois de tanques. As ações ativas do agrupamento Vostok (Leste) das tropas russas, ataques aéreos e fogo de artilharia nas áreas dos povoados de Neskuchnoe da República Popular de Donetsk (RPD) e Novodarovka na região de Zaporozhie, o adversário sofreu perdas significativas não atingindo os seus objetivos", disse Konashenkov.
De acordo com ele, no decorrer dos combates na direção de Donetsk as perdas das tropas ucranianas foram de até 425 militares nas últimas 24 horas. Nessa direção foram destruídos um veículo de combate de infantaria, 14 carros, uma peça de artilharia autopropulsada Panzerhaubitze 2000 de fabricação alemã e obuseiros Msta-B e D-30.
Unidades das Forças Armadas da Rússia, Serviço de Guarda de Fronteira e Serviço Federal de Segurança impediram no domingo (4) uma tentativa de dois grupos de terroristas ucranianos de penetrar no território da região de Belgorod.
Ontem, sob a cobertura de bombardeios intensos de artilharia de infraestrutura civil, os terroristas ucranianos tentaram atravessar o rio Seversky Donets e desembarcar nos arredores do povoado de Novaya Tavolzhanka na região russa de Belgorod. Com os ataques da aviação e de artilharia, mais de dez combatentes do regime de Kiev, dois barcos e um veículo blindado foram eliminados, aponta o comunicado da Defesa russa.
Na região de Kherson a Rússia eliminou um depósito de munições da 126ª Brigada de Defesa Territorial das forças ucranianas, na sequência dos ataques foram destruídos na direção de Kherson até 20 militares ucranianos, duas picapes, um veículo de lançamento múltiplo de foguetes Grad, bem como um obuseiro D-30.
Meios da defesa antiaérea da Rússia derrubaram um caça Su-27 na República Popular de Donetsk (RPD) e interceptaram oito projéteis de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Himars e Uragan das forças ucranianas em outras regiões.
Segundo as informações do ministério, a aviação tático-operacional e do Exército e tropas de mísseis e de artilharia dos agrupamentos russos atingiram nas últimas 24 horas 98 unidades da artilharia ucraniana em posições de tiro, o contingente militar e equipamentos em 104 áreas.
De acordo com os dados do Ministério da Defesa da Rússia, desde o início da operação militar especial foram destruídos: 433 aviões da Ucrânia, 236 helicópteros, 4.486 drones, 424 sistemas de defesa antiaérea, 9.431 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.114 lançadores múltiplos de foguetes, 5.009 peças de artilharia de campanha e morteiros e 10.688 veículos militares especiais.