"Os F-16 não mudarão o jogo neste verão [europeu] [...] Levará tempo para treinar nossos pilotos e não apenas eles. Nossos parceiros organizam cursos de treinamento para pilotos, engenheiros e técnicos", disse Reznikov ao canal de TV japonês NHK.
De acordo com o canal de TV, o ministro da Defesa disse que a Ucrânia estará prestes a receber os F-16, mas que isso será no outono ou no inverno europeu.
Reznikov também acrescentou que a Ucrânia vai usar todos os equipamentos terrestres durante a contraofensiva.
Anteriormente, o Ministério da Defesa ucraniano relatou que a Ucrânia precisa de 48 caças F-16 para retomar as regiões do Leste e a Crimeia.
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na cúpula do Grupo dos Sete (G7) no Japão que os aliados pretendem começar a treinar pilotos ucranianos para pilotar os F-16 dos EUA e outros caças de quarta geração fabricados no Ocidente.
Conforme relatado em Washington, ainda não foi decidido por quem e onde os pilotos serão treinados, mas se espera que o local de treinamento seja um país europeu.
O treinamento terá início "nas próximas semanas ou meses", informou a Casa Branca. À medida que o treinamento prosseguir, será tomada uma decisão sobre quem entregará os caças à Ucrânia e em que quantidade.