Durante um discurso ao contingente da base militar da Rússia, Lavrov observou que os planos antirrussos do Ocidente nunca se tornarão realidade.
"Vocês estão cientes dos planos que o Ocidente não apenas nutre, mas declarou abertamente contra o nosso país. […] Não temos dúvidas de que esses planos não se concretizarão", disse Lavrov.
O chanceler russo indicou também que o Ocidente está sempre procurando abrir um segundo ou mesmo um terceiro front contra a Rússia, inclusive na Ásia Central.
"O Ocidente está constantemente procurando direções adicionais de onde pode irritar a Rússia e abrir contra o país o segundo e o terceiro fronts", ressaltou o chanceler, apontando que "muitos cientistas políticos e políticos têm declarado abertamente o objetivo de desmembrar a Rússia. Uma destas frentes juntamente com a Transcaucásia foi declarada – por enquanto, tacitamente, mas todos sabem disso – a Ásia Central".
Lavrov também destacou o fato de que a Europa decidiu travar uma guerra contra a Rússia, e Moscou precisa alcançar seus objetivos nesta guerra.