O cemitério, milhares de anos mais jovem que Stonehenge, demonstra como a área de Salisbury teve um grande significado para a antiga população britânica.
De acordo com a equipe de arqueologia de Cotswold, a descoberta revelou uma ampla variedade de estruturas criadas pelo homem, de diferentes períodos da história britânica.
O local contém aproximadamente 20 enterros que mostram sinais de atividade humana há milhares de anos.
Um grande cemitério, datado da Idade do Bronze, foi descoberto próximo de Stonehenge, no Reino Unido, e mostra a atividade humana durante milhares de anos
© Foto / Cotswold Archaeology
Alguns dos túmulos redondos encontrados no local, foram construídos pela primeira vez durante o período neolítico, embora a maioria seja da Idade do Bronze.
Os túmulos tinham diâmetros de entre dez a 50 metros, com a maior parte deles tendo 20 a 30 metros.
Por sua vez, a maioria dos restos humanos do sítio estavam destruídos devido a séculos de cultivação agrícola, mas pelo menos dez sepulturas e três cremações sem urnas permaneceram intactas.
Acredita-se que alguns dos restos humanos eram da era dos saxões, um grupo de colonos do norte europeu que chegaram ao Reino Unido por volta do século V d.C., após o colapso do domínio romano.
Também foi encontrado um terraço para cultivação, provavelmente datado da Idade do Ferro, bem como chifres de veado possivelmente usados para fazer picaretas ou para fabricar instrumentos agrícolas.