Panorama internacional

União Europeia anuncia ação legal contra Polônia por investigação sobre 'influência russa'

Bruxelas teme que a nova lei possa ser usada para atingir políticos da oposição nas vésperas das eleições gerais da Polônia no final deste ano. Um documento será enviado na quinta-feira (8) para Varsóvia.
Sputnik
A Comissão Europeia concordou em tomar medidas legais contra a Polônia por causa de seu controverso comitê que será encarregado de investigar suposta influência russa, disse vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, na quarta-feira (7).
"Discutimos a situação na Polônia e a comissão concordou em iniciar um processo de infração enviando uma carta de notificação formal em relação à nova lei do comitê estadual sobre o exame da influência russa", disse Dombrovskis em entrevista coletiva.
A carta será enviada na quinta-feira (7), segundo o Euronews. Uma carta de notificação formal é o primeiro passo de um processo de infração, que pode acabar no Tribunal Europeu de Justiça (ECJ, na sigla em inglês) se a irregularidade não for resolvida. O ECJ pode aplicar multas diárias a um Estado-membro que se recuse a cumprir suas decisões, como foi o caso da Polônia no passado .
O presidente polonês, Andrzej Duda, assinou um projeto de lei na semana passada estabelecendo um comitê estadual que investigará a suposta influência da Rússia na segurança interna do país entre 2007 e 2022.
Panorama internacional
Polônia rechaça críticas dos EUA e da UE de lei contra suposta interferência da Rússia
A medida ameaça inabilitar a oposição de concorrer às eleições. Para críticos domésticos e internacionais, a medida abre caminho para a perseguição de opositores às vésperas de eleições legislativas previstas para outubro.
Andrzej Duda é acusado de explorar o nacionalismo e o sentimento anti-Kremlin a seu favor e aprofundar a erosão democrática em Varsóvia. No domingo (4), mais de 500 mil poloneses foram às ruas para protestar contra a lei.
Panorama internacional
Mais de 500 mil poloneses vão às ruas do país contra governo; lei antirrussa é citada (FOTOS, VÍDEO)
Entretanto, Szymon Szynkowski vel Sek, secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Polônia para política europeia, argumentou que todas as democracias deveriam apoiar os esforços de Varsóvia para "explorar e limitar a influência russa" e prometeu desafiar a narrativa da comissão com fatos.
Comentar