Ciência e sociedade

Universo primitivo estalava com explosões de formação estelar, revela análise (FOTO)

O Telescópio Espacial James Webb da agência espacial norte-americana NASA está oferecendo novos conhecimentos sobre a formação das primeiras estrelas e galáxias.
Sputnik
Uma recente foto, captada pelo James Webb e pelo programa JWST Advanced Deep Extragalactic Survey, ou JADES, mostra uma arte de uma área do céu conhecida como GOODS-South, ou bens do sul.
Esse registro, que mostra mais de 45 mil galáxias que fazem parte desse aglomerado, pode ensinar uma nova maneira para ver os primórdios do Universo, além de poder responder muitas perguntas relacionadas à formação estelar.
Foto recém-captada foto pelo James Webb e pelo programa JWST Advanced Deep Extragalactic Survey, ou JADES, mostra uma arte de uma área do céu conhecida como GOODS-South, ou bens do sul
Isso porque o JADES permite que os cientistas observem galáxias muito antigas, que surgiram há aproximadamente 500 milhões de anos após o Big Bang, momento conhecido como Época da Reionização, que também é um mistério para os especialistas.
Durante as análises, os especialistas também encontraram evidências de que as jovens galáxias passaram por períodos de rápida formação de estrelas intercalados com períodos de silêncio, onde menos estrelas são formadas.
"Estamos descobrindo que a formação de estrelas no Universo primitivo é muito mais complicada do que pensávamos", destacou Marcia Rieke, da Universidade do Arizona.
Comentar