França atribui contrato para drone subaquático que a ajudaria a 'dominar' o fundo do mar

O país europeu pretende ter um veículo de inteligência, rastreamento e reconhecimento para "dominar" o fundo do mar.
Sputnik
As Forças Armadas da França concederam ao Naval Group um contrato para estudar a projeção de um veículo subaquático armado não tripulado, anunciou na quarta-feira (7) o consórcio francês, citado pelo portal Defense News.
A Direção Geral de Armamento, o escritório de compras do Ministério das Forças Armadas francês, concedeu o contrato em 4 de maio, de acordo com uma declaração do Naval Group.
As missões pretendidas incluiriam inteligência, rastreamento e reconhecimento, com a ideia de ajudar os militares franceses a "dominar" o fundo do mar, diz o consórcio.
Panorama internacional
Mídia: Japão e França querem desenvolver reatores nucleares de nêutrons rápidos juntos
O estudo de nove meses permitirá que o Naval Group examine os principais casos de uso e desenvolva arquiteturas de sistema para o desenvolvimento do veículo. O custo do novo projeto não foi revelado.
Um dos principais objetivos de Paris é desenvolver um drone subaquático que possa atingir profundidades de 6.000 metros.
O estudo ocorre em um momento em que o Naval Group prepara seu demonstrador de veículo subaquático não tripulado extragrande (XL-UUV) para testes no mar durante o verão europeu. O desenvolvimento do sistema começou em 2016 e foi revelado pela primeira vez em 2021.
Comentar