O pacote será conduzido no âmbito da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia (USAI, na sigla em inglês) e possivelmente incluirá lançadores de mísseis Hawk e dois tipos de mísseis avançados do sistema de defesa antiaérea Patriot.
De acordo com a agência, trata-se de mísseis antiaéreos Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) fabricados pela Lockheed Martin e mísseis GEM-T fabricados pela Raytheon Technologies.
O anúncio vem em meio ao pano de fundo da contraofensiva ucraniana, Kiev tem sido promissora no mês passado, mas as tropas ucranianas não conseguiram avançar, perdendo apenas várias posições-chave, incluindo a cidade de Artyomovsk (Bakhmut, em ucraniano) em Donbass.
No entanto, a Ucrânia aumentou sua atividade nas linhas de frente após o suposto ataque de Kiev à barragem de Kakhovka, que levou à inundação de uma grande área na região de Kherson.
Por sua vez, a Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.