Os agrupamentos de tropas russas perto de Artyomovsk eliminaram até 230 militares ucranianos nas últimas 24 horas, informou no sábado (10) o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o ministério, cinco ataques inimigos na direção de Klescheevka, Dubovo-Vasilievka, Yagodnoe e Andreevka foram repelidos com sucesso pelo agrupamento de tropas Yug (Sul) perto da cidade.
"Não foi permitida nenhuma infiltração inimiga em nossa defesa", indicou o ministério, destacando que "durante os combates nessa direção foram eliminados até 230 militares ucranianos, dois veículos blindados de combate, cinco carros e dois obuseiros D-30".
As forças de Kiev, mencionou ainda o órgão russo, também tentaram avançar sem sucesso nas direções de Zaporozhie e a sul de Donetsk. O ministério sublinhou que houve perdas de 300 efetivos e de quatro tanques Leopard por parte dos ucranianos nessas direções, além de cinco outros tanques, 11 veículos de combate da infantaria, entre os quais cinco Bradley dos EUA, 14 veículos blindados de transporte de pessoal, seis carros e uma peça de artilharia autopropulsada Caesar da França.
Já nas direções de Kupyansk e Kherson, adiciona o Ministério da Defesa da Rússia, foram aniquilados até 105 combatentes ucranianos e vários tipos de armamentos, incluindo um obuseiro americano M777 e uma peça de artilharia autopropulsada Akatsiya, além de um depósito de munições perto de Olgovka.
As forças de mísseis, artilharia e de aviação russas atingiram os quartéis-generais da 10ª Brigada de Assalto de Montanha e da 60ª Brigada Mecanizada das forças ucranianas perto de Carcóvia e Rai-Aleksandrovka, na República Popular de Donetsk, continuou a entidade russa, detalhando ter atingido 93 unidades de artilharia das tropas ucranianas em posições de tiro, militares e veículos militares em 122 áreas durante as últimas 24 horas.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 441 aviões, 238 helicópteros, 4.563 veículos aéreos não tripulados, 424 sistemas de defesa antiaérea, 9.841 tanques e outros veículos blindados de combate, resumiu o Ministério da Defesa.