A fabricante alemã de equipamentos militares Rheinmetall pode começar a produzir tanques Panther em solo ucraniano dentro de 15 a 20 meses, disse o diretor executivo do consórcio, Armin Papperger, em entrevista à RND publicada neste sábado.
"No momento, estamos trabalhando na preparação dos Panthers para produção em série e esperamos estar prontos para lançamento em 15 a 20 meses. Problemas iniciais são normais e podem ser rapidamente eliminados", afirmou Papperger.
Além disso, ele frisou que não acredita que haja perigo na criação de uma fábrica de produção de tanques Panther em território ucraniano.
Papperger disse que a Rheinmetall não planeja enviar funcionários da Alemanha para a fábrica na Ucrânia e que o consórcio vai fornecer treinamento para trabalhadores locais. O chefe da fabricante citou o exemplo de uma fábrica na Hungria onde apenas dois dos 300 trabalhadores são alemães.
Ao saber da notícia, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, comentou as declarações do chefe do consórcio alemão em sua conta no Twitter. "Por favor, envie as coordenadas exatas do trabalho futuro. Obrigado!"
Em março, Papperger informou que a Rheinmetall está em negociações com Kiev para construir uma fábrica de tanques na Ucrânia. "A planta Rheinmetall poderia ser construída na Ucrânia por cerca de € 200 milhões [cerca de R$ 1,05 bilhão] para produzir até 400 tanques Panther por ano", disse ele.