Panorama internacional

Mídia: planos dos EUA de descarregar petróleo de navio iraniano escalam 'guerra de petroleiros'

Petroleiro (imagem referencial)
Os Estados Unidos pretendem em breve descarregar o petróleo do navio-tanque iraniano apreendido Suez Rajan, aumentando assim as tensões entre os dois países, escreve o jornal Financial Times.
Sputnik

"Espera-se que os EUA comecem em breve a descarregar o petróleo de um navio iraniano apreendido, que agora está ancorado na costa do Texas, ameaçando agravar uma guerra de petroleiros com Teerã", relata o artigo.

Segundo as informações, os EUA vão bombear o petróleo do Suez Rajan, apreendido anteriormente por, supostamente, estar envolvido no transporte de petróleo iraniano para a China, que está ancorado a cerca de 70 milhas do porto de Galveston desde 29 de maio.
O navio transporta cerca de 800.000 barris de petróleo, uma carga no valor de cerca de US$ 56 milhões (R$ 273,3 milhões), informa o artigo.
Cadetes comemoram durante a cerimônia de formatura na Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, ao norte de Colorado Springs, no condado de El Paso, Colorado, em 1º de junho de 2023
Panorama internacional
Os Estados Unidos e seu 'complexo de Deus': as origens do anseio hegemônico americano
Conforme relatado, os Estados Unidos vão vender o petróleo, mas o destino dos fundos da venda ainda não está decidido.
O dinhero pode ser destinado a um fundo criado pelo Congresso para as "vítimas norte-americanas de terrorismo patrocinado pelo Estado" ou aos que "estão enfrentando o regime iraniano".
O Irã é um dos maiores produtores de petróleo e gás do mundo, vendendo a maior parte de seus combustíveis para os mercados asiáticos em meio às ameaças dos EUA de sanções secundárias.
Agora, devido às restrições, a República Islâmica está tentando aumentar drasticamente sua cooperação econômica, energética e de segurança com seus vizinhos da Eurásia.
Comentar