O político italiano foi hospitalizado na sexta-feira (9), apenas três semanas depois de receber alta de uma hospitalização anterior.
Anteriormente, a mídia havia informado que o político foi hospitalizado devido a problemas respiratórios ou por problemas cardiovasculares. No entanto, os médicos de Berlusconi informaram mais tarde, pela primeira vez, que a causa da hospitalização foi uma infecção pulmonar que se desenvolveu em um contexto de leucemia crônica.
O presidente da Rússia Vladimir Putin expressou suas condolências pela morte de Silvio Berlusconi, diz o comunicado do Kremlin.
"Berlusconi será recordado como um defensor consistente e de princípios do fortalecimento de relações amigáveis entre nossos países. Para mim Berlusconi era uma pessoa querida, um verdadeiro amigo, sinceramente admirava sua sabedoria, capacidade de tomar decisões perspicazes", disse o líder russo.
Berlusconi nasceu em 29 de setembro de 1936 na família de um funcionário bancário. Em 1961 graduou-se com distinção pela Faculdade de Direito da Universidade de Milão.
Antes de entrar na política ele era empresário na área de construção civil e da televisão.
Nas eleições de 1994, o partido criado por ele, o Forza Itália, ganhou a eleição como parte da coalizão de centro-direita e Berlusconi foi chamado a formar governo, mas permaneceu no cargo de premiê por menos de um ano, acabando por renunciar em janeiro de 1995. Ele foi reeleito como primeiro-ministro em 2001, permanecendo no cargo até 2006.
Em 2019-2022 Berlusconi foi deputado do Parlamento Europeu. Em outubro de 2022 passou a integrar o Senado italiano.