Notícias do Brasil

'Nova era entre Brasil-UE': Ursula von der Leyen se reúne com Lula em Brasília

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou pontos relevantes para integrar as cadeias de oportunidades industriais e comerciais entre a União Europeia (UE) e o Brasil.
Sputnik
Na declaração à imprensa, os líderes mencionaram que durante sua reunião foram abordados temas como meio ambiente, acordo Mercosul-União Europeia, ciência, direitos humanos e conflito ucraniano.
O presidente Lula destacou que "esta foi a primeira visita de um chefe do Executivo da União Europeia nos últimos dez anos" ao Brasil, algo que estava no radar de seu governo para estreitar laços com a região que segundo dados da delegação europeia no país sul-americano, é o segundo maior parceiro comercial do Brasil.
"Hoje os desafios da conjuntura mundial requerem o relançamento dessa associação entre o Brasil e a Europa", afirmou Lula durante a declaração conjunta.
Lula chamou a atenção para o fato de que a Europa tem adotado leis e regras unilaterais para estabelecer sanções no comércio internacional sem levar em conta as parcerias estratégicas anteriormente estabelecidas como no caso do Brasil, cuja cooperação com o bloco já data de 15 anos.
Von der Leyen, por sua vez, destacou a importância de estar no país em um momento tão delicado para a democracia mundial e saudou a liderança de Lula particularmente no que se refere à volta do Brasil ao cenário internacional.

"Presidente Lula, o senhor trouxe o Brasil de volta para onde ele pertence. Como um grande player global, um líder no mundo democrático e estou aqui para lhe dizer que a Europa está de volta também. A Europa está de volta ao Brasil, a Europa está de volta à América Latina. Nossas regiões não são apenas parceiras naturais, mas são parceiras por escolha e já é hora de levarmos nossa parceria a um novo patamar", afirmou von der Leyen.

Panorama internacional
Mídia: em busca de aliados, União Europeia vê acordo de livre comércio com Mercosul como prioridade
A chefe da Comissão Europeia citou que elevar o nível da parceria entre a UE e o Brasil, se inicia por investimentos, que segundo a chefe do bloco europeu passa pela questão da energia e da biodiversidade e chega até à inserção definitiva do Brasil no mundo digital através de uma parceria unificada para uma transição digital responsável, uma vez que ambos partilham dos mesmos "valores digitais".
Ainda de acordo com a autoridade, o acordo Mercosul-UE deve ser assinado até o fim deste ano e vai apoiar a reintegração comercial das cadeias produtivas e auxiliar na retomada do projeto de reindustrialização brasileira.
Ao endereçar o conflito ucraniano, von der Leyen destacou que ambas as lideranças devem somar esforços à Ucrânia para se chegar a um plano de paz definitivo.

"Juntos com a Ucrânia, nós queremos uma justa, compreensiva e duradoura paz. A comunidade internacional precisa se posicionar sobre este desafio e tem discutido o plano de paz apresentado por Zelensky e o Brasil terá um importante papel na liderança do G20 que está por vir. O senhor pode contar com nosso total apoio. [...] Eu acredito que este seja o início de uma nova era nas relações Brasil-UE".

Comentar