Joe Biden terá uma breve reunião com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, na Casa Branca nesta terça-feira (13) em uma visita não anunciada, segundo a Bloomberg. De acordo com a mídia, Lacalle Pou busca um meio-termo na disputa entre os EUA e a China, seus principais clientes de exportação de commodities e software.
O presidente uruguaio expressou interesse em fechar um acordo de livre comércio com Washington, ao mesmo tempo em que criticou a superpotência do norte por não compreender a importância estratégica da América Latina.
Em 2021, o governo uruguaio iniciou tratativas comerciais com a China, mas Pequim suspendeu as negociações em meio à oposição dos parceiros comerciais regionais do Uruguai: Argentina e Brasil.
Na Cúpula do Sul realizada em Brasília em maio, Lacalle Pou foi bastante claro em sua posição sobre o retorno de Montevidéu à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) proposto pelo governo Lula. O líder uruguaio se posicionou contra a criação de um organismo semelhante à Unasul ou à retomada do órgão. Segundo ele, esse tipo de fórum estimula "clubes ideológicos".